Discussões educacionais, religiosas, artísticas e habitacionais

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A ação discursiva é uma entre as principais ferramentas utilizadas pelo ser humano nas sociedades diante da busca contínua de constituição e reconstituição de ideias e ideais que podem ultrapassar o campo da abstração e concretizar-se através de fenômenos e posicionamentos educacionais, socioeconômicos e culturais. Assim, podemos reconhecer no ato de discutir uma mola propulsora de reflexões, questionamentos e tomada de posturas a partir de uma lógica permanente de inquietação e conflito com o “eu” e o “outro” que oportuniza o ser humano ver e rever acontecimentos sociais que circundam suas vivências.

Atrelada a este movimento de inquietações e conflitos sociais, a obra Discussões educacionais, religiosas, artísticas e habitacionais traz como focos discursivos: a importância da ludicidade no universo autista; a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de crianças portadoras de necessidades especiais; a experiência da educação de jovens, adultos e idosos em classes hospitalares de pacientes/alunos com úlceras venosas crônicas; a tomada de consciência da importância da educação para a vida do ser humano e as possibilidades de mudanças na educação formal, visando a construção de uma escola necessária ao novo milênio, dentro e fora dos sistemas prisionais; contribuições da teoria de Henri Wallon na aprendizagem da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA); o uso de ferramentas tecnológicas em classes hospitalares; a educação linguística a partir de uma perspectiva crítica; a atuação na área educacional concebida como superação e encontro com a felicidade; a avaliação de trabalhos acadêmicos voltados ao diálogo entre a educação, violência escolar e representações sociais, através de um estudo acerca de grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ; o berimbau na salvaguarda da capoeira como patrimônio cultural imaterial; o Candomblé, percepções e vivências de meninos do axé; o legado, ressignificação e identidade das artes africanas e afro-brasileiras; o Candomblé reconhecido como uma afrorresistência cultural e política brasileira de matrizes africanas; a autoria, identidade e literatura indígena do sertão da Bahia representadas na escrita da terra do povo Kaimbé; o empoderamento juvenil observado no âmbito da reflexão e participação social e política; o projeto Alagoas Histórica Digital como instrumento de rememoração, preservação e divulgação do passado alagoano; o trabalho com elementos fundantes das religiões de matriz africana na escola com base no tambor; uma avaliação pós-ocupação do residencial Recanto do Cajueiro do Programa Minha Casa, Minha Vida; a crise mundial contemporânea; a saúde mental como um meio eficaz para atingir a qualidade de vida; e a qualidade de vida no trabalho do policial.

Portanto, envolvida por esta trama social de desejo por debater sobre problemáticas sociais, a obra Discussões educacionais, religiosas, artísticas e habitacionais representa, mediante cada discussão e rediscussão levantada por seus autores (e, também, atores sociais), parte do movimento social de construção e reconstrução de concepções pautadas na ação discursiva, conclamando seus leitores e leitoras a continuarem conduzindo este movimento, a partir das novas e possíveis discussões que conseguirem desencadear após a sua leitura.

Autor: Leice Costa, Raphael Cloux e Angela Sena (Orgs.)

Lançamento: 2017

Formato: 15x21cm, 318p

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